A Trilogia do Aprendizado - Learning Perl, Programming Perl e Advanced Perl Programming

Talvez eu seja suspeito para falar, uma vez que esse foi o meu caminho no Perl. Mas essa trilogia irá levar você desde os básicos como o if e o elsif até os temerosos typeglobs, e isso tudo em detalhes.

O Learning Perl é um livro bastante básico, para dar uma introdução à linguagem para aqueles que realmente nunca a viram. Ensina os operadores básicos, alguns comandos interessantes de forma que você já consegue fazer algumas atividades, ainda de forma rudimentar.

Foi lendo o Learning Perl dentro do ônibus Circular 1, que consegui me habilitar a fazer os meus primeiros scripts CGI. É claro que eles eram toscos e bizarros, mas digamos que resolvia os problemas. Consegui até bloquear o acesso de todos os usuários do provedor de acesso que tinham algum problema de cobrança (isso foi em 1998, hoje as coisas devem ser mais integradas). O único problema é que praticamente todo mundo tinha problema, mas isso foi apenas um detalhe depois que eu rodei o script no sábado a noite.

O que o livro do Camelo (como o Learning Perl é chamado) não vai fazer por você é te mostrar que, por mais que TIMTOWTDI (há mais de uma forma de fazer) às vezes há um jeito melhor de fazer. Como eu disse, esses primeiros scripts eram toscos e bizarros, a ponto de eu não fazer "use CGI;" e muito menos "use strict" e nem de longe "perl -w". O que me aconteceu então foi sair do lugar onde eu trabalhava, onde eu era o único programador, e ir trabalhar numa equipe, onde pude aprender algumas dessas formas melhores ("use CGI;" foi a primeira delas).

Então, se você nunca programou^Wescreveu em Perl, leia o Learning Perl, mas não faça só isso. Procure outras pessoas, converse sobre o código que você está fazendo, se associe ao perlmonks, pois a experiência de outras pessoas vai ser muuuito valiosa para você.

Já o Programming Perl é um livro que faz você se sentir menos inútil. Em primeiro lugar porque ele repassa o que existe no Learning Perl de uma forma consideravelmente mais elaborada, e segundo porque ele apresenta detalhes de funcionamento que vão fazer você entender porque muitas coisas são assim desse jeito. Foi depois de ler esse livro que eu consegui começar a escrever módulos de uma forma minimamente razoável, foi por causa dele que comecei a fazer "use strict;".

O Programming Perl me habilitou a publicar o meu primeiro módulo na CPAN (que hoje já não está mais lá). Visão sobre o namespace, orientação a objetos e outras coisas fundamentais. No meu ponto de vista logo que você tiver terminado de ler o Learning Perl (e tiver entendido, claro) você deve começar a ler o Programming Perl imediatamente.

O Programming Perl é também um guia de referência muito útil no início da sua trajetória, ou seja, antes de você incorporar o idioma, mas mesmo assim, é um livro para se ler de cabo a rabo, e, de preferência, exercitar os conceitos explicados para garantir que você entendeu.

Mas até aí, você está fazendo apenas o que você acha que é possível. E então você deve ler o Advanced Programming Perl, que vai fazer você entender porque as coisas impossíveis são possíveis. Depois disso você vai conseguir entender o que é manipular o namespace através dos typeglobs usando closures para criar métodos dinamicamente. E acredite, depois de entender isso, você vai ter uma visão completamente diferente de como a linguagem funciona, e então você vai deixar de programar e passar a simplesmente escrever.


Daniel Ruoso
Last modified: Tue Sep 6 18:45:53 BRT 2005